top of page
Foto do escritorPor Folha de Telêmaco

Telêmaco Borba tem risco médio para epidemia de dengue

Telêmaco Borba apresenta risco médio para epidemia de dengue. Os dados são do 1º Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) realizado entre os dias 16 a 20 de janeiro e colocam Telêmaco Borba em alerta.

O índice geral do município é de 1,2 – o que significa dizer que estima-se que a cada 100 imóveis, 1,2 apresenta criadouros com larvas de Aedes aegypti. Com base nesses dados, o LIRAa identifica as localidades onde a infestação de larvas do mosquito está mais alta, permitindo a delimitação das áreas com maior índice, sendo importante para que as estratégias de trabalho sejam traçadas priorizando os locais mais afetados.


Com o resultado é possível traçar metas para proteger a população da infecção por arboviroses (dengue, zica, Chikungunya e febre amarela urbana). Também permite a população conhecer a situação atual e promover medidas de enfrentamento em suas residências e locais de trabalho.


Foram realizadas 1.758 visitas durante os cinco dias de trabalho, o que corresponde a 20% do número de imóveis do município. Os locais com maior número de focos encontrados são: lixos facilmente removíveis (recipientes plásticos, garrafas, latas, sucatas), depósitos de armazenamento de água e vasos de plantas. Ressaltando que o maior número de focos foi encontrado em imóveis residenciais.


Acompanhe as áreas de abrangência das UBS, e seus respectivos índices:

Estrato 1: índice 1,6 – MÉDIO RISCO DE EPIDEMIA

Jardim Bandeirantes, Área 6, Área 2 e Vila Izabel

Estrato 2: índice 0,9 – BAIXO RISCO DE EPIDEMIA

Jardim Alegre, Vila Esperança, Bela Vista

Estrato 3: Índice 1,1 – MÉDIO RISCO DE EPIDEMIA

Marinha, Centro, Alto das Oliveiras e Socomin

Estrato 4: Índice 1,3 – MÉDIO RISCO DE EPIDEMIA

Santa Rita, Cem Casas, CAIC, BNH, São Silvestre


Fonte: Prefeitura de Telêmaco Borba


Comments


bottom of page