De acordo com a prefeita de Imbaú, que capitaneou a ideia, esta ação abre uma oportunidade de os produtores aumentar sua renda por meio do valor agregado aos seus produtos e explorar um novo e maior mercado de comercialização. “Resumindo, aumenta renda e emprego para o povo do campo”, destacou, Dayane.
Na tarde de quinta-feira (02), o prefeito e presidente do Consórcio Caminhos do Tibagi, Dr. Marcio Matos, recebeu a prefeita de Imbaú e vice-presidente do Consórcio, Dayane Sovinski, servidores da Prefeitura de Imbaú e técnicos do Sebrae, onde debateram a integração do Sistema de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA) entre os dois municípios e demais cidades participantes do Consórcio.
Na primeira reunião entre os municípios, ficou decido que haverá um estudo para criação de um SIM integrado entre os municípios da região, onde os produtores de produtos de origem animal possam comercializar entre os municípios do Consórcio do Vale do Tibagi. Os nove municípios serão convidados a serem inseridos no programa.
Telêmaco Borba já tem o SIM/POA, porém quem tem esse selo, só pode comercializar em Telêmaco Borba, assim como quem tem em Imbaú, só pode comercializar na própria cidade. Hoje iniciou a tratativa para os produtores de ambos os municípios possam comercializar na cidade do outro, assim como será feita a proposta para que seja livre a comercialização nos nove municípios do Consórcio.
“Se tivermos um bom êxito, teremos uma região onde os produtores poderão comercializar de forma legalizada nos nove municípios, gerando um desenvolvimento regional sustentável. Isso causa impacto econômico na região, principalmente para os pequenos produtores”, afirmou o prefeito, Dr. Marcio.
Além do prefeito, participaram a reunião pela Prefeitura de Telêmaco Borba, os secretários Rubens Benck (Gabinete); Elson Carlos Ferreira (Indústria e Trabalho Convencional), Anderson Catto (Saúde); o chefe de Gabinete, Paulo Rogério Gomes; o Chefe de Divisão de Desenvolvimento Econômico, Josemir Zanetti e a chefe da Seção de Inspeção Municipal, Fernanda Caroline Augusto.
Pela Prefeitura de Imbaú estiveram presentes, além da prefeita, o secretário de Saúde, Roberto Amatuzzi; o secretário de Comunicação, Juninho Betim e o veterinário, Rodrigo Raizer. Representando o Sebrae, o consultor, Marcos Fusco e Lorena Emanueli Teixeira da Luz.
O QUE É SIM/POA?
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM/POA) é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município.
QUAIS ESTABELECIMENTOS ESTÃO SUJEITOS AO SIM/POA?
Todos os estabelecimentos que atuam na produção e beneficiamento de produtos de origem animal, ou aqueles que pretendem trabalhar no sistema de autosserviço de produtos de origem animal, como supermercados, açougues e laticínios, da mesma forma que, tem atuação nas propriedades rurais destinadas à produção, manipulação ou processamento de produtos de origem animal e que não possuam registro no Serviço de Inspeção Federal - SIF, ou no Serviço de Inspeção do Paraná - SIP.
O QUE É O AUTOSSERVIÇO?
É o sistema de comercialização de produtos de origem animal fracionados, manipulados e embalados na ausência do consumidor e que fiquem expostos à disposição dos clientes.
COMO FAZER A ADESÃO JUNTO AO SIM/POA?
Os estabelecimentos devem protocolar o pedido na sede municipal de Telêmaco Borba, no setor de protocolos, solicitando a relação documental para dar entrada junto ao Serviço.
“Os estabelecimentos, após a adesão junto ao serviço, estão sujeitos a inspeção e fiscalização do SIM/POA nas áreas de produção de produtos de origem animal e estarão liberados para a venda dos produtos em território municipal. A ação e o trabalho do Serviço, visa a preservação da saúde pública, através da inocuidade alimentar, assegurando a integridade e a qualidade dos produtos inspecionados, além de beneficiar o desenvolvimento do comércio formal dos estabelecimentos agroindustriais e de autosserviço.” Afirma Fernanda, chefe de seção de inspeção municipal.
INFORMAÇÕES
Chefe do setor: Fernanda Augusto – Médica Veterinária
Telefone: (42) 3273 - 1022
E-mail: simtelemacoborba@hotmail.com
Decreto Normativo: n° 14074/07
Via Prefeitura de Telêmaco Borba
Comentarios