Bolsonaro pode se tornar inelegível por abuso de poder, segundo o Partido dos Trabalhadores (PT).
Abuso de poder, saque dos cofres públicos e máquina de fake news; Bolsonaro fez de tudo para se reeleger, e agora pode ser punido, segundo o partido.
Deixando a cadeira da presidência, Jair Bolsonaro (PL) deve responder a investigações por uso da máquina pública na campanha e pela rede de fake news ligada a aliados. Alguns casos já estão em análise no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O PT também pretende apresentar uma nova ação por abuso de poder político por conta das operações ilegais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) neste domingo (30). Com as ações já apresentadas, Bolsonaro não deve ter mandato cassado, uma vez que esse se encerra, felizmente, já no dia 31 de dezembro. No entanto, o que pode ocorrer é a perda de direitos políticos e a sua inelegibilidade.
A PRF realizou, em pleno dia de segundo turno, uma série de blitzes e operações que dificultaram o exercício de voto do eleitor. O TSE havia proibido qualquer operação que impedisse o deslocamento de eleitores no domingo do segundo turno. A PRF, entretanto, não respeitou a determinação do ministro Alexandre de Moraes e fez pelo menos 560 operações contra ônibus de eleitores.
Fonte: Jornalistas Livres
Comments