A partir desta quinta-feira (15), a formação de um intenso ciclone extratropical na costa do Sul do Brasil (ciclogênese) vai causar tempo severo em quase toda a Região.
Este sistema vai intensificar as áreas de instabilidade que já estão por lá e a chuva será frequente/duradoura, com potencial para temporal (chuva muito intensa que acumula taxas bem altas em curto período) no centro-leste do Paraná, em Santa Catarina e no centro-norte e leste do Rio Grande do Sul.
Os maiores volumes de chuva vão se concentrar na região serrana entre SC e RS, no litoral sul de SC e no litoral norte do RS. Nessas áreas, os volumes acumulados serão extremos, podendo chegar entre 300 e 400mm no período de quinta (15) a sábado (17). Além disso, esse ciclone também vai causar ventania, o que piora ainda mais a situação. Nesta quinta-feira (15) as rajadas já podem se aproximar de 70 km/h, mas na sexta-feira (16), com o aprofundamento do ciclone, o vento se intensifica e algumas localidades costeiras (especialmente entre o litoral norte do RS e o litoral sul de SC) podem registrar rajadas próximas de 100 km/h. O mar já está agitado e esses ventos do ciclone vão aumentar a agitação marítima. A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca para todo litoral do Rio Grande do Sul até a região de Florianópolis, válido até a tarde de sábado (17). A Climatempo alerta para o risco de enchentes, alagamentos, transbordamentos, deslizamentos de terra, queda de árvores e destelhamentos. Fique atento aos avisos da Defesa Civil.
Por Folha de Telêmaco
Comments