top of page

Maduro não virá para a posse de Lula; ele está impedido de entrar no Brasil pelo governo Bolsonaro

Petista não terá tempo hábil para liberar viagem do ditador venezuelano, proibida por portaria assinada por Moro e Ernesto Araújo em 2019.


O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro (foto), não virá ao Brasil para a posse de Lula na Presidência no dia 1º de janeiro. Segundo a Folha, o futuro governo do petista desistiu de tentar viabilizar a viagem.


Como publicamos, o obstáculo à vinda do ditador para a posse de seu amigo brasileiro é uma portaria interministerial publicada por Sergio Moro e Ernesto Araújo em 2019.

O texto assinado pelos então ministros da Justiça e das Relações Exteriores proíbe o “ingresso no Brasil de altos funcionários do regime venezuelano, que, por seus atos, contrariam princípios e objetivos da Constituição Federal, atentando contra a democracia, a dignidade da pessoa humana e a prevalência dos direitos humanos”.


De acordo com o jornal paulistano, o governo de Jair Bolsonaro recusou o pedido feito pelo gabinete de transição de Lula para que a portaria fosse revogada. Com isso, o Planalto precisaria emitir uma decisão depois da posse do petista, em 1º de janeiro —o que inviabiliza, na prática, a visita de Maduro.


Por O Antagonista



Comments


bottom of page