Presidente se reuniu com Alberto Fernández no Palácio do Alvorada.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na terça-feira 2 com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, para discutir formas de o Brasil socorrer financeiramente o país vizinho. O petista sugeriu mudança no Banco dos Brics para ajudar os argentinos, embora a Argentina não integre o bloco.
A visita de Fernández também teve como objetivo a busca por um fundo garantidor para o Brasil ajudar a Argentina, por meio de garantias para que empresas brasileiras continuem exportando para o país vizinho.
O Banco dos Brics está analisando a possibilidade de alterar seu regulamento interno para que países de fora do bloco possam receber ajuda financeira dos titulares do grupo. Lula afirmou que não quer que o banco empreste dinheiro, mas que dê garantias que facilitem a relação Brasil−Argentina.
“Não estamos fazendo discussão para ajudar a Argentina, mas para ajudar os empresários brasileiros que exportam para o país”, disse Lula. “Vamos ver o que podemos fazer para que nossos exportadores continuem exportando, gerando empregos, e mantendo o comércio entre os países.”
A principal oferta do Brasil foi a promessa de empréstimo para empresas brasileiras venderem para a Argentina, embora Lula não tenha dito quem vai ser o responsável pela concessão da linha de crédito.
Lula disse ainda que a reunião foi “muito dura” e que os empresários brasileiros também vão discutir com o Congresso Nacional o que pode ser feito nesse processo. Lula pediu à atual presidente dos Brics, Dilma Rousseff, que o banco ajudasse a Argentina, quando esteve na China, em março. Ela teria dito ao petista que tal ajuda só seria possível mediante alteração do regulamento da instituição.
Por Folha de Telêmaco
Comments