O presidente Lula (PT) publicou um vídeo nas redes sociais no qual convoca a população para gritar "liberdade" e defender a democracia amanhã, dia em que completa um ano dos atos golpistas na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
O que aconteceu
Lula afirma que a lembrança dos atos antidemocráticos pode contribuir para evitar uma tentativa de golpe. "Acho que nós poderemos, com o que aconteceu no dia 8 de janeiro, com a resposta que nós demos e com a resposta que nós vamos dar no dia 8 [amanhã], estar construindo a possibilidade desse país viver todo o século 21 sem ter golpe de Estado."
O presidente ainda diz que não vai "permitir" que os brasileiros esqueçam dos atos golpistas. Ele cita o trecho do hino da Proclamação da República que diz "liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós", também presente em um famoso samba-enredo.
Eu não permitirei que o povo brasileiro esqueça que, no dia 8 de janeiro de 2023, um grupo de pessoas irresponsáveis resolveu dar um golpe nesse país. E que o 8 de janeiro significa para a gente, daqui para frente, não permitir que a sociedade esqueça disso, para ela poder garantir a democracia.
E esse é o 8 de janeiro que precisa ficar para a sociedade brasileira. Que a gente possa gritar em alto e bom som: 'liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós'. Viva a democracia.
Kommentare