top of page
  • Foto do escritorPor Folha de Telêmaco

Klabin forma 150 operadores de empilhadeira e ajudantes em Telêmaco e Ortigueira

As vagas foram disponibilizadas para moradores de Ortigueira, Telêmaco Borba, Imbaú e região.

A iniciativa faz parte da Política de Sustentabilidade da empresa, que prevê o investimento em educação e a prática da responsabilidade social nos territórios em que atua com a operação industrial e florestal.

“Com a expectativa da chegada da MP28, a nova máquina de papel-cartão da Klabin, avaliamos que era o momento de oferecer um curso diferenciado e absorvermos parte dessas pessoas em nossas operações”, conta Cláudio Henrique Himmelreich, Gerente de Logística Nacional da Klabin.

Os cursos contaram com mais de 4.600 inscritos, dos quais foram selecionados 150 alunos. Desses, 142 finalizaram o curso no mês de fevereiro. A analista de treinamento da Klabin, Joelma Aparecida Mendes, ressalta que este resultado é fruto de muito esforço e organização ao longo dos últimos meses.


“Para essa formação, foram elaboradas trilhas de aprendizagem com conteúdo integrado, sistematizado e contínuo, atendendo as necessidades para o conhecimento de operadores de empilhadeira e ajudantes de expedição”, destaca. “Tudo foi desenhado com o objetivo de desenvolver habilidades e competências para o mercado de trabalho. Os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar a teoria e a prática, em ambiente simulando as operações da Klabin, permitindo uma maior fixação no seu aprendizado”, completa.


Um dos alunos, Josoel Fragoso, 25, fez o curso de Ajudante de Expedição e conta que o acolhimento que sentiu por parte dos instrutores foi essencial para seu engajamento. “Tive ótimos instrutores, que me acolheram e me permitiram adquirir novos conhecimentos e experiências”, relata. Josoel vive com a família na aldeia Queimadas, em Ortigueira, e, além da formação recente, também está fazendo o curso Técnico em Manutenção de Máquinas Pesadas. “Agradeço a oportunidade que a Klabin deu a um indígena de estar fazendo este curso e contribuindo com meu currículo”.


O curso foi totalmente gratuito, com auxílio financeiro para os estudantes que precisaram de suporte para transporte e alimentação. As primeiras turmas iniciaram em novembro de 2022.


OPORTUNIDADE

Assim como em outros cursos oferecidos pela Klabin, o número de mulheres tem sido cada vez maior, um exemplo da conquista de espaço neste mercado de trabalho. No curso de formação para Ajudante de Expedição, dos 82 alunos, 42 eram mulheres. Já no de formação para Operador de Empilhadeira, tivemos 37 mulheres de um total de 60 formandos.


Por Folha de Telêmaco

Comments


bottom of page