A Klabin contratou uma consultoria especializada para ajudar os municípios de Telêmaco Borba, Ortigueira e Imbaú a realizar ações de cuidados com as crianças, adolescentes e com as mulheres vítimas de violência.
A parceria com a Xaraés Consultoria e Projetos irá permitir a realização de ações de formação, de maneira estruturada e qualificada, para cerca de 90 pessoas. Os participantes fazem parte da Rede de Enfrentamento à Violência: servidores dos municípios de áreas como assistência social, educação, saúde, segurança, Ministério Público, polícia civil e militar, entre outros.
A carga horária total é de 40 horas/aula para cada município, com temas como direitos humanos, conceitos sobre a violência contra mulheres, crianças e adolescentes, formação de redes de atendimento, registros de casos e protocolos de atendimento. Somente no ano passado, o Paraná registrou mais de 44 mil casos de violência doméstica, segundo dados do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Mas a violência não atinge apenas as mulheres. Ainda de acordo com o Secretaria Estadual de Segurança Pública, quase dois mil inquéritos de crimes contra crianças e adolescentes foram abertos no estado em 2022.
Klabin nos Campos Gerais:
“As formações têm o objetivo de integrar e padronizar as ações e procedimentos entre instituições, serviços e programas que compõem a rede de proteção e sistemas de segurança e justiça”, explica Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.
“Tudo isso visando a garantia do atendimento protetivo, humanizado e integral para crianças, adolescentes e mulheres nos municípios de Ortigueira, Imbaú e Telêmaco Borba”, completa.
Para a consultora da Xaraés, Ane Cruz, que já atuou na Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo Federal, a capacitação é um momento de conscientização e orientação fundamental para o correto enfrentamento deste problema.
“A violência não é um fato isolado, é algo que está na ordem do dia de qualquer cidade”, avalia. “É preciso investir na formação destes agentes, sensibilizá-los quanto a uma realidade que está mais próxima do que imaginamos, porque a violência não é algo desconhecido ou distante, ela está dentro de casa”, completa.
Teile Milene Martins, diretora geral de saúde de Ortigueira, afirma que a capacitação permitirá aos municípios criar uma rede de prevenção e tratamento humanizado, garantindo a segurança e os direitos deste público por meio de atendimentos qualificados. “A partir desta capacitação, vamos estabelecer uma rede de proteção entre as secretarias de Ação Social e de Saúde, para o repasse destas informações aos demais colaboradores do município”, explica a diretora. “Queremos também ampliar a atuação dos agentes comunitários de saúde, que têm uma relação mais próxima da comunidade e que podem identificar as situações de violência e fazer os encaminhamentos necessários”, completa.
“É extremamente importante essa capacitação, momento de relembrar, realinhar os fluxos de atendimentos na área de criança e adolescente”, destaca Cleverson Santos, secretário de Assistência Social do município de Telêmaco Borba. O secretário lembra que em 2022, houve aproximadamente 150 ocorrências de violência envolvendo crianças e adolescentes na cidade, e pouco mais de 70 ocorrências envolvendo mulheres.
Saiba os números para realizar denuncias:
Polícia Militar 190 Polícia Civil 197 Central de Atendimento à Mulher 180
Telêmaco Borba CRAS (42) 3904-1622 / 3904-1499 / 3904-1643 CREAS (42) 3904-1330 Conselho Tutelar (42) 3904-1618
Imbaú CRAS (42) 3278-1041 Conselho Tutelar (42) 3278-1670
Ortigueira CRAS (42) 3277-2288 / 3277-1663 CREAS (42) 3277-2306 / 98870-6825 Conselho Tutelar (42) 3277-2115
Comments