top of page
Foto do escritorPor Folha de Telêmaco

FAB divulga imagens das caixas-pretas de avião que caiu em Vinhedo

A Força Aérea Brasileira (FAB) revelou, na tarde deste sábado (10), as primeiras imagens das caixas-pretas do voo 2283, que caiu em Vinhedo, São Paulo, na última sexta-feira (09).

Equipamento auxiliará investigações sobre fatores que podem ter contribuído para o acidente - Foto: Divulgação/FAB.
Equipamento auxiliará investigações sobre fatores que podem ter contribuído para o acidente - Foto: Divulgação/FAB.

A aeronave, operada pela VoePass, havia decolado do Aeroporto de Cascavel, no Paraná, e tinha como destino o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Tragicamente, as 62 pessoas a bordo não sobreviveram ao acidente.


Os dois gravadores de voo, conhecidos como caixas-pretas, foram enviados ao Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (Labdata), em Brasília, na manhã deste sábado. O cockpit voice recorder (CVR) registra as conversas e sons na cabine de comando, enquanto o flight data recorder (FDR) coleta informações sobre diversos sistemas da aeronave. Os investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já iniciaram os trabalhos de extração e análise dos dados, que devem continuar de forma ininterrupta.


O Cenipa informou que, após a conclusão das atividades iniciais em Vinhedo, a investigação avançará para a fase de Análise de Dados. Esta etapa incluirá a avaliação das operações de voo, do ambiente operacional, dos fatores humanos, e um estudo detalhado dos componentes, sistemas e infraestrutura envolvidos no acidente. A previsão é que o Relatório Preliminar sobre o acidente seja divulgado em aproximadamente 30 dias.

Comments


bottom of page