top of page
Foto do escritorPor Folha de Telêmaco

Expo Telêmaco 2023 terá show da Esquadrilha da Fumaça

As atrações para o aniversário de Telêmaco Borba não param. E a mais nova delas é a Esquadrilha da Fumaça, que se apresentará na sexta-feira (17), às 16 horas, no Centro de Eventos Mieceslau Malinowski – Meteco.

“Nós estamos diversificando cada vez mais nossa festa. Além da Expo Telêmaco, onde temos shows, parque, rodeio, exposição, entre outras atrações, agora trouxemos a Esquadrilha da Fumaça, um grande show que vai encantar toda a população de nossa cidade”, destacou o prefeito, Dr. Marcio Matos.


ESQUADRILHA DA FUMAÇA


Esquadrilha da Fumaça é o nome popular do "Esquadrão de Demonstração Aérea" (EDA), da Força Aérea Brasileira, cujo objetivo é realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB).


As origens da Esquadrilha da Fumaça remontam ao início da década de 1940, quando foi criada a Escola de Aeronáutica na Base Aérea dos Afonsos, na cidade do Rio de Janeiro. A primeira demonstração aérea oficial do grupamento que formaria a Esquadrilha da Fumaça ocorreu em maio de 1952, para uma comitiva estrangeira que visitava a Escola. Formava-se ali o embrião da esquadrilha, dentro da Escola de Aeronáutica.


Em 1969, a Escola de Aeronáutica foi renomeada para Escola de Aeronáutica da Academia da Força Aérea (AFA) permanecendo na Base Aérea dos Afonsos até 1971, quando foi transferida para a cidade de Pirassununga, no estado de São Paulo. Em 1982, depois de seis anos de inatividade, a Esquadrilha da Fumaça foi reativada oficialmente denominada Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA).


Sua missão é "realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB)".


Fonte: Prefeitura de Telêmaco Borba

Comments


bottom of page