Luta contra violência teve grande destaque, estudo, produção de cartaz e apresentação no 5º ano da Escola do Campo Libertação Camponesa.
O 5º ano da Escola Municipal do Campo Libertação Camponesa, em Ortigueira, sob coordenação da professora Marta Mian Alves, desenvolveu um trabalho sobre o bullying. Segundo a docente, as atividades contaram com pesquisa em livros, vídeos assistidos acerca do assunto.
“Com esse tema, os alunos fizeram um importante trabalho: confeccionaram cartaz, produziram texto, leitura, poema, interpretação de texto, oralidade. Bullying não é uma brincadeira corriqueira, porém uma agressão violenta que pode levar à morte”, aponta a educadora.
Rimas
Para dar ênfase ao trabalho, Marta trouxe uma produção rítmica produzida pelos alunos. “Vamos fazer rimas, para o bullying explicar. Todos ficarão orientados, e esse mal eliminar. Bullying é uma violência, provocada com intenção, de maltratar o amigo, e deixa-lo sem ação. O agredido demonstra timidez, ansiedade e insegurança, tem baixo autoestima, tanto nos adultos, quanto em crianças. O agressor costuma emitir ameaças e intimidação, apelidos maldosos e também humilhação. O espectador, testemunha da situação, por medo de ser atacado, não se mete na ação. A parceria entre família e escola, é essencial para a prevenção, o comprometimento familiar, pode ser a solução. O pré-adolescente, passa a ter mais responsabilidade, e querer mais respeito, das pessoas de qualquer idade".
Comments