top of page
Foto do escritorPor Folha de Telêmaco

É #FAKE que a UPA de Telêmaco Borba vive caos, e pessoas desmaiando

A Folha entrou em contato com a coordenação da UPA para checar a veracidade das informações que estão circulando no WhatsApp.

Nesta terça-feira (09), a Folha obteve com exclusividade, informações esclarecedoras da coordenadora Rosângela da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) sobre informações falsas que estavam circulando nas redes sociais devido a demora nos atendimentos.


INFORMAÇÕES FALSAS

De acordo com informações divulgadas nas redes sociais, nesta terça a UPA de Telêmaco Borba teve registro de pessoas desmaiando, crianças tendo reações à medicamentos e crianças com expulsão vigorosa do conteúdo estomacal pela boca (vômito). No entanto, foi desmentido algumas dessas informações.


O QUE DIZ ROSÂNGELA?

Ela nos informou que hoje teve atendimentos normais, porém, a demora é porque havia várias urgências e consultas eletivas. Ela disse também, que as ocorrências de urgência são prioridade.

"As urgência são priorizadas, o que não é urgência, vai ter que aguardar. Temos 2 médicas para atender e temos pacientes (na parte de trás da UPA) que chegam pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros e terceiros que necessitam do atendimento de um profissional médico, já sobre a reação de crianças por medicamentos, isso pode ocorrer infelizmente. Temos também pacientes que é feito pedido de exames e que necessitam ficar em observação, pois demora a realização dos exames que são coletados pelo laboratório."

Sobre duas médicas atendendo e devido a alta procura de atendimentos, ela também informou que outros dois médicos foram solicitados.

"Agora a tarde, pedimos para mais 2 médicos vir nos ajudar, mas sempre temos 2 médicos de plantão. Agora está em 4 médicos. Então, infelizmente hoje (09), a UPA está um postão {forma de dizer que está com alta procura de atendimentos para diversos casos} e ali (UPA) é pra ser atendido as emergência". Finaliza Rosângela ao repórter da Folha de Telêmaco

AFINAL, O QUE É URGÊNCIA E EMERGÊNCIA CITADA PELA COORDENADORA DA UPA?

Emergência apresenta ameaça imediata para a vida do paciente, enquanto a Urgência é uma ameaça em um futuro próximo, que pode vir a se tornar uma emergência se não for solucionada.


A UPA funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem atender grande parte das urgências e emergências.


Presta atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, e presta o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir a conduta necessária para cada caso, bem como garantir o referenciamento dos pacientes que necessitarem de atendimento.


Mantem pacientes em observação, por até 24 horas, para elucidação diagnóstica ou estabilização clínica, e encaminham aqueles que não tiveram suas queixas resolvidas com garantia da continuidade do cuidado para internação em serviços hospitalares de retaguarda, por meio da regulação do acesso assistencial.


Veja exemplos de quando você deve procurar uma UPA 24h:

  • Febre alta, acima de 39ºC;

  • Fraturas e cortes com pouco sangramento;

  • Infarto e derrame

  • Queda com torsão e,dor intensa ou suspeita de fratura;

  • Cólicas renais;

  • Falta de ar intensa;

  • Crises Convulsivas;

  • Dores fortes no peito;

  • Vômito constante.

REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS

A Rede de Atenção às Urgências tem como objetivo reordenar a atenção à saúde em situações de urgência e emergência de forma coordenada entre os diferentes pontos de atenção que a compõe, de forma a melhor organizar a assistência, definindo fluxos e as referências adequadas.


É constituída pela:

  • Promoção, Prevenção e Vigilância em Saúde;

  • Atenção Básica;

  • SAMU 192;

  • Sala de Estabilização;

  • Força Nacional do SUS;

  • UPA 24h;

  • Unidades Hospitalares e Atenção Domiciliar.

Sua complexidade se dá pela necessidade do atendimento 24 horas às diferentes condições de saúde:

  • Agudas

  • Crônicas agudizadas

Sendo elas de natureza clínica, cirúrgica, traumatológica entre outras. Assim, para que a Rede oferte assistência qualificada aos usuários, é necessário que seus componentes atuem de forma integrada, articulada e sinérgica. Sendo indispensável a implementação da qualificação profissional, da informação, do processo de acolhimento e da regulação de acesso a todos os componentes que a constitui.


Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) após avaliação do perfil epidemiológico e demográfico brasileiro, evidencia –se que os principais problemas de saúde dos usuários na área de urgência e emergência estão relacionados a alta morbimortalidade de doenças do aparelho circulatório, como o Infarto Agudo do Miocárdio – IAM e o Acidente Vascular Cerebral – AVC, além do aumento relativo ás violências e aos acidentes de trânsito.


Desta forma, a Rede de Urgência e Emergência tem como prioridade a reorganização das linhas de cuidados prioritárias de traumatologia, cardiovascular e cerebrovascular no âmbito da atenção hospitalar e sua articulação com os demais pontos de atenção.


Por Folha de Telêmaco

Comments


bottom of page